A injeção de combustível consiste, em poucas palavras, no fornecimento da quantidade necessária de gasolina que em cada instante o motor necessita mediante alguns pulverizadores de combustível denominados injetores, que podem estar situados na câmara de combustão da culatra ou no coletor de admissão. Quando os injetores pulverizam o combustível diretamente no interior da câmara de combustão o sistema é denominado de injeção direta, enquanto que quando o fazem no coletor de admissão recebem o nome de injeção indireta.

0 sistema de injeção de gasolina com comando eletrônico Jetronic é do tipo de injeção indireta e funcionamento com baixas pressões de combustível (em torno de 2 kg/cm²).

O injetor eletromagnético é um dispositivo de dosagem de combustível acionado por um pequeno solenóide. Constitui um elemento chave em todo sistema de injeção eletrônica.

1. Filtro;
2. Conexão elétrica;
3. Bobinado eletromagnético;
4. Núcleo ou indutor magnético;
5. Agulha de dosagem;
6. Olho de pulverização;
7. Disco batedor
8. Mola de recuperação.

Injetores e injeção

Um injetor eletromagnético consiste em uma pequena câmara alongada em cujo interior é alojada uma agulha solidária ao núcleo de um eletroímã. Quando não circula corrente pela bobina do eletroímã, a base cônica e larga da agulha se mantém apertada contra seu assento pela força de uma mola. Quando se dá passagem à corrente pelas espiras do eletroímã é produzido um campo magnético que desloca o núcleo e com ele a agulha, cuja base cônica é separada de seu assento aproximadamente 0,15 mm.

O combustível, que é mantido a uma pressão em torno dos 2 kg/cm², flui então pelo oco anular calibrado e é pulverizado durante todo o tempo que dura a injeção (alguns poucos milissegundos). A quantidade de combustível injetado depende do tempo que permaneça aberto o injetor, isto é, do tempo que é mantido o impulso elétrico fornecido pela unidade eletrônica de controle.

Os injetores são montados em cada um dos ramais do coletor de admissão e situados de forma que o combustível pulverizado seja dirigido para a parte posterior das válvulas de admissão. Este método de injeção, além da vantagem de poder funcionar com pressões de injeção reduzidas, apresenta também a de permitir que a injeção seja realizada simultaneamente em um grupo de injetores ou inclusive em todos de uma vez, o que simplifica a realização técnica do dispositivo.

Dosagem do combustível

O dispositivo que estabelece a quantidade de gasolina a injetar, segundo as necessidades do motor em cada instante, depende fundamentalmente de um microprocessador eletrônico ou "caixa negra" de controle.

Uma unidade microprocessadora é constituída por centenas de componentes eletrônicos e semicondutores coordenados entre si e freqüentemente conectados a diminutos circuitos conhecidos com o nome de microcircuitos integrados. Estes modernos circuitos reúnem componentes miniaturizados tais como condensadores, resistores, diodos e transistores. formando uma unidade eletrônica de comutação. Suas dimensões são tão assombrosamente pequenas que na superfície equivalem à de uma unha -aproximadamente 22 mm²-; um destes microcircuitos pode reunir até 3.400 transistores e componentes diversos.

O microprocessador, verdadeiro cérebro do sistema de injeção, recebe através de sensores ou sondas uma informação constante sobre as variáveis mais importantes que intervêm no funcionamento do motor, como a quantidade de ar que é admitida nos cilindros, a velocidade de giro do motor, a temperatura da água de refrigeração, a temperatura do ar de admissão, etc.

Estes sinais são elaborados pelo microprocessador eletrônico que, após uma série de cálculos, determina a quantidade exata de combustível que em função dessas variáveis o motor necessita em cada instante para obter a máxima eficácia. O microprocessador traduz esta informação a sinais elétricos para o comando dos injetores.

Quando o microprocessador envia um impulso elétrico ao injetor, o eletroímã interior deste elemento atua e abre a válvula, produzindo-se a injeção do combustível no coletor de admissão. A quantidade de combustível injetado em cada ciclo depende do tempo que o injetor permanece aberto, isto é, do tempo que o impulso elétrico fornecido pelo microprocessador é mantido (geralmente alguns poucos milissegundos).

Para evitar alterações na quantidade de gasolina injetada, a pressão relativa de injeção é mantida constante em um valor de uns 2 kg/cm². Quando o motor necessita pouco combustível, por exemplo em marcha lenta, o tempo de abertura dos injetores é portanto mínimo; enquanto que, ao contrário, quando a máxima potência é requerida, este tempo é prolongado e a quantidade de combustível injetada aumenta assim de acordo com as necessidades do motor.

Principais componentes do sistema L-Jetronic


1. Medidor de ar - 2. Unidade eletrônica de controle - 3. Bomba de gasolina
4. Filtro - 5. Válvula de passagem de ar - 6. Injetor de arranque em frio
7. Injetores - 8. Interruptor da borboleta - 9. Regulador de pressão do combustível

Vantagens da injeção eletrônica

A qualidade mais sobressalente dos equipamentos de injeção eletrônica é, sem dúvida, a extraordinária precisão que permitem no controle da mistura ar/gasolina qualquer que sejam as condições e circunstâncias de funcionamento do motor. Isto, naturalmente, é traduzido em um mínimo consumo, acompanhado de um elevado rendimento e algumas emissões de gases de escape de muito baixo conteúdo de gases nocivos.

A esta precisão na dosagem da mistura são acrescentados por outro lado sistemas auxiliares que permitem reduzir ainda mais o consumo em certas circunstâncias. 0 principal é o sistema de corte de injeção nas desacelerações, dispositivo hoje em dia comum em todos os sistemas de injeção de gasolina.

Diferentes sistemas

Praticamente todos os sistemas de injeção eletrônica utilizados em modelos europeus e americanos descendem do original sistema Jetronlc norte-americano. As semelhanças entre os diferentes tipos são por isso muito grandes. No entanto, atendendo principalmente ao sistema de medição de ar -dispositivo que mais variações apresenta- podem ser diferenciados ao menos os seguintes tipos:


O sistema LH-Jetronic é um dos mais modernos dispositivos de injeção eletrônica no mercado. Para a medição do volume de ar é usado um sistema baseado no controle da variação da resistência elétrica de filamentos metálicos aquecidos eletricamente.

* Fonte: "Grande Enciclopédia Prática - Mecânica do Automóvel"

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