1) Chip:
Eu sou o “senhor Chip“, eu controlo e comando todo o sistema de injeção eletrônica, eu sou o cérebro, da central de injeção, eletrônica eu controlo todo o funcionamento do motor, seja ele Gasolina, Álcool ou GNV. E é na minha memória que a H.Caldas Mexe, me informando o que devo fazer para melhorar a potencia do motor, ou fazer com que eu comando o motor para trabalhar com Gasolina, Álcool ou Gás Natural, sem prejuízos para a injeção e para o motor.


2) Comando de Válvulas e Correia dentada:
Eu sou o Comando de válvulas, eu sou acionado pela correia dentada ligada ao eixo gira Brequim, eu faço a abertura das válvulas de admissão e escapamento, o senhor Chip comanda toda parte eletrônica mas, se eu estiver fora de ponto, ele briga logo comigo, porque ele só trabalha direito se eu estiver certo.

3) Sensor de Rotação:
Eu sou o sensor de rotação, sou o espião do eixo Gira brequim ou eixo motriz o que transmite toda a força de rotação ( força motriz ) para a transmissão e fazer o carro andar. Sou eu, o sensor de RPM, que fica o tempo inteiro medindo a rotação do motor e informando para o comando eletrônico, e o senhor Chip calcula tudo em função dos sinais que envio pra ele.

4) Sensor de Temperatura:
Eu sou o Termômetro da injeção eletrônica, sou eu, o sensor de temperatura, que informo para a central de injeção e o senhor Chip, qual a temperatura do motor, para que ele calcule a dosagem de combustível certa para cada faixa de temperatura, fazendo a fase fria ( afogador ) e demais fases.

5) Sensor de Pressão ( MAP ):
Eu sou o sensor de pressão, eu sou o barômetro da injeção eletrônica, eu calculo a altitude que o veículo está em relação ao nível do mar. E sou eu que informo para o senhor Chip a carga do motor, com estas informações o senhor Chip pode liberar para o motor mais torque e potencia, sempre buscando também economia.

6) Sensor de posição de Borboleta:
Eu sou o cara que informa para o comando eletrônico, qual é a posição em graus que se encontra a borboleta de aceleração, quando você pisa no acelerador eu já vou falando rapidinho para o senhor Chip qual a posição do acelerador para que ele calcule certinho todos os comandos que ele controla, marcha-lenta, aceleração rápida, corte de RPM, Ar Condicionado, fase Fria, freio motor ( Cutt-Off ) e outros.

7) Bico Injetor:
Eu sou o Bico Injetor, eu sou o responsável por alimentar o motor com Gasolina ou Álcool, eu sou como uma torneira eletrônica comandada pelo senhor Chip, eu libero mais ou menos combustível, o quanto o senhor Chip mandar, mas pra isto a minha amiguinha bomba de combustível tem que estar muito boa.

8) Atuador de Marcha-Lenta:
Eu sou responsável por manter a passagem de ar suficiente para marcha-lenta, em qualquer fase do motor, fria ou quente, também sou comandada pelo senhor Chip, funciono também como afogador, mantendo o motor acelerado, quando frio, faço também a fase DASCHPOT ou amortecedor de Borboleta ( Eletrônico ).

9) Ignição – Bobina – Cabos – Velas:
Somos o conjunto de Ignição, Bobina,Cabos e Velas, nós juntos formamos o chamado estopim para dar início à combustão interna do motor, nós somos comandadas pelo senhor Chip e no momento certo ele nos comanda para liberar uma centelha que vai de 10.000 à 50.000 Volts, ele também calcula o tempo e o momento certo desta centelha.

10) Bomba de Combustível e Regulador:
Eu sou a Bomba de Combustível, e normalmente fico dentro do tanque de combustível, seja gasolina ou Álcool, por isto você não pode deixar o tanque na reserva porque quem me lubrifica e me refrigera é o próprio combustível. Comandada pelo senhor Chip eu envio combustível para o regulador de pressão que mantém uma pressão constante no bico de injeção, aí sim estando eu o regulador em ordem o bico pode fazer o seu papel direitinho.

11) Sonda Lambda:
Eu sou a danada da Sonda Lambda, sou eu responsável por medir o que o motor está queimando , se tiver queimando muito combustível ou pouco combustível eu vou saber, pois faço medições nos gases do escapamento, ali eu sei quanto de combustível tem e informo para o senhor Chip aí é problema dele, é ele que vai se entender com o bico injetor. O pior, que às vezes o senhor Chip fala para o Juiz ( Luz da Injeção ) para me dar cartão vermelho, e nem sempre o problema é meu, pois eu só faço medidas, o que vem pra mim eu to medindo sô.


Equipe técnica H.Caldas Mecatrônica

Simbionte Studios